260207 Primeira Aula
I- Introdução: o curso analisará teoria monetária e as reformas monetárias brasileiras. Teoria monetária apresentada como uma tensão entre diferentes pontos de vistas como banking school e currency school, clássicos e keynesianos, monetaristas e neo clássicos e assim por diante. Tensão pode ser expressa em termos do conceito de moeda. “O homem trabalha para viver ou vive para trabalhar?”.
II- Curso de Macroeconomia: macroeconomia vê a economia como um agregado, um produto nacional—plástico, flexível de forma que pode ser consumido ou investido, exportado ou importado, apropriado pelo governo ou pelo setor privado.
III- Modelo macroeconômico considera apenas 3 produtos: o produto nacional, trabalho e dinheiro. Diferente de modelo de equilíbrio geral. Perspectiva possível apenas em
a. Economia cuja curva de possibilidade de produção tem derivada segunda quase constante ( reta ou quase reta), isto é, quando os custos de alteração da combinaçào de produtos varia muito pouco. Economia onde a oferta é flexível e as alterações microeconômica não são importantes.
b. Economia próspera—a sobrevivência não é mais a preocupação principal. Não se pode fazer macroeconomia para economias primitivas—populações pré históricas, tribos.
c. No Brasil do século XIX, a macroeconomia precisava analisar em separado o mercado de café, que representava grande parcela da produção total. Cobre no Chile, petróleo, nos países da OPEP, “república de banana” no século XIX e XX na América Central. Macroeconomia especial com destaque para um produto.
d. Macroeconomia é possível apenas em economias capitalistas.
e. Dinheiro é , em primeira definição, o representante geral do valor, poder de compra de qualquer coisa, o pib, sem que os preços relativos afetem o seu valor. Ë um título de crédito que dá direito a pedaços do PIB. Mas é preciso que o PIB seja como o de uma economia rica. Do contrário será o poder de compra de café, ou de petróleo apenas. Em Chicago, a disciplina Macro é chamada Moeda, muito apropriadamente.
f. Tema principal da macro—desemprego e inflação. Desemprego, uma contradição numa economia que enfrenta a escassez. Inflação , anomalia da moeda.
IV- O modelo IS- LM.
a. resumo pedagógico do modelo keynesiano e clássico.
b. Criticado mas é a base pedagógica que orienta todos os cursos de macro.
c. Consideramos matéria já conhecida dos alunos.
d. O modelo IS- LM e a distinção entre clássicos e keynesianos.
e. O modelo IS- LM em economia aberta: taxas de câmbio fixas.
f. O modelo IS- LM em economia aberta : taxas de câmbio flutuantes.
domingo, 18 de fevereiro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário